Orientações

  • Por qual motivo escovar os dentes?

    A boca é uma das princip[ais portas de entrada de microorganismos no nosso organismo, oois oferece todos os requisitos para a proliferação de bactérias, vírus e fungos. A boca é quente, úmida e dispões de residuos alimentares.


    Os microorganismos fixam-se nas estruturas dentárias formando um biofilme conhecido como "placa bacteriana". A cada dia a placa bactyeriana torna-se mais agressiva para o organismo, pois sua composição vai tornando-se mais complexa.


    A escova de dentes é a melhore ferramenta para higienizar a boca quando remove os microorganismos da superfície dos dentes por meio da sua ação mecânica (atrito).

    Qual escova usar?

  • Lave as Mãos

    Tocamos a cada instante objetos e superfícies contaminadas (dinheiro, maçanetas, canetas, telefone celular, volante do carro, balcão de lojas, mesas de bares e restaurantes), de modo a contaminar continuamente as mãos.


    Com frequência as mão contaminadas são involuntariamente velacas aos olhos e à boca, favorecendo a entrada de microogganismos potencialmente patogêncios em nosso organismo.


    Lavar as mão com frequência é um hábito eficiente para prevenir doenças. Lave as mão e incentive seus familiares, amigos e colegas de trabalho a fazer o mesmo.

  • Vacine-se


    O ditado “melhor prevenir do que remediar” explica a razão da vacinação. A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.


    No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acesso gratuíto a imunização contra hepatite B, febre amarela e HPV entre outras.


    Procure o posto de saúde mais próximo. Vacine-se e oriente sua família e amigos a fazer o mesmo.

  • Não Automedique


    O uso de remédios sem orientação profissional pode causar reações alérgicas, dependência, intoxicação, resistência a microorganismos e até a morte.


    Mesmo medicamentos de fácil acesso (aspirina, paracetamol, dipirona, soro de nariz, sal de frutas, omeprazol e antibióticos) e plantas medicinais são perigosos quando consumidos sem orientação.


    Proteja sua família. Evite tomar remédios por conta própria e deixe qualquer tipo de medicamento fora do alcance de crianças.